domingo, 30 de novembro de 2014

Primeiros passos com Arduino.





O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source que se baseia em hardware e software flexíveis e fáceis de usar. É destinado a artistas, designers, hobbistas e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos.
O Arduino pode sentir o estado do ambiente que o cerca por meio da recepção de sinais de sensores e pode interagir com os seus arredores, controlando luzes, motores e outros atuadores. O microcontrolador na placa é programado com a linguagem de programaçãoArduino, baseada na linguagem Wiring, e o ambiente de desenvolvimento Arduino, baseado no ambiente Processing. Os projetos desenvolvidos com o Arduino podem ser autônomosou podem comunicar-se com um computador para a realização da tarefa, com uso de software específico (ex: Flash, Processing, MaxMSP).
As placas podem ser construídas de forma caseira (manualmente) ou adquiridas já montadas e o software pode ser baixado gratuitamente. O projeto do hardware (arquivos de CAD) está disponível sob licença open-source e você é livre para adaptá-lo para as suas necessidades.
O Arduino recebeu uma menção honrosa na categoria Comunidades Digitais do prêmio Ars Electronica Prix do ano de 2006.
A equipe de concepção do Arduino é formada por: Massimo BanziDavid CuartiellesTom IgoeGianluca Martino e David MellisCréditos.
Colocando seu Arduino para funcionar:
1º Passo: Baixe a IDE 1.0 do Arduino aqui de acordo com seu Sistema Operacional: (ex: Windows, Mac, Linux):http://arduino.cc/en/Main/Software e extraia em um lugar de sua escolha;
2º Passo: Conecte seu Arduino no seu computador com um cabo USB;
3º Passo: (ATENÇÃO: Este passo é somente para usuários de WINDOWS, caso não for usuário de WINDOWS passe para o próximo passo) Ao conectar seu Arduino no computador, irá aparecer um balão no canto direito inferior da tela dizendo que o hardware não foi reconhecido. Clique no balão e assim aparecerá uma janela para instalar o driver. O driver está localizado dentro da pasta Arduino/drivers/. Instale o driver referente a sua placa Arduino (ex: Arduino UNO Rev.3 → driver Arduino UNO REV3.inf / Arduino DUEMILANOVE → indique a pasta FTDI USB DRIVERS).
4º Passo: Abra a IDE do Arduino clicando duas vezes no ícone chamado arduino dentro da pasta Arduino.
5º Passo: Na IDE do Arduino, clique em Tools/board e selecione a sua placa. Agora vá em Tools/Serial port e selecione a porta a qual seu Arduino está conectado. (verifique qual porta ele realmente está conectado. Ex: WINDOWS → COM4, LINUX → ttyUSBx ou ttyACMx e MAC /dev/tty.usbmodemxxxxx, sendo 'x' o número da porta).
6º Passo: Passando programação para Arduino:

1º Exemplo: Agora vá em File/Examples/Basics/Blink/. Abrirá uma nova janela com a programação do Blink. Clique em upload. Assim que o Upload terminar, você verá o led da placa Arduino piscar.
2º Exemplo: Agora faça a seguinte ligação utilizando um pushbutton e um resistor de 10Kohm:
Vá File/Examples/2.Digital/Button e irá abrir uma nova janela com a programação.
Faça o UPLOAD. Assim que terminar, aperte o botão e o LED “L” na placa acenderá.

3º Exemplo: Agora, com um potenciometro, faça a seguinte ligação:
Vá em File/Examples/1. Basic/AnalogReadSerial/ e irá aparecer a programação a seguir:
/*
AnalogReadSerial
Reads an analog input on pin 0, prints the result to the serial monitor
This example code is in the public domain.
*/
void setup() {
Serial.begin(9600);
}
void loop() {
int sensorValue = analogRead(A0);
Serial.println(sensorValue, DEC);
}
Agora abra o Serial Monitor crtl+shifit+m, gire o potenciômetro de um lado para outro e você verá como a figura abaixo:


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Referências:

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